
Oficial: Volkswagen confirma chegada de picape rival da Fiat Toro
Oficialização de nova caminhonete intermediária veio em celebração de fábrica paranaense; veja o que sabemos
Produzido em São José dos Pinhais (PR), o VW T-Cross chegou ao marco de 500 mil unidades feitas no Brasil. Lançado em 2019, o SUV compacto se tornou um dos modelos mais vendidos de seu segmento, com versões desde a Sense, com foco no público PCD, até o T-Cross Highline, com motor 1.4 turbo e itens como painel digital e teto-solar panorâmico.
As comemorações do marco alcançado pelo T-Cross se estendem também a fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR), que ultrapassou a marca de 3 milhões de veículos produzidos em 26 anos. Além do SUV compacto, a unidade iniciará em breve produção do Virtus, complementando a fabricação já realizada na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).
A Volkswagen também confirmou o desenvolvimento de uma nova picape inédita para o mercado brasileiro e de exportação. O modelo ainda não teve detalhes revelados, mas faz parte dos investimentos na fábrica paranaense.
Uma mula de testes do novo utilitário já foi flagrado rodando utilizando a carroceria de Tiguan pelos nossos colegas do Placa Verde. No flagra, é possível identificar que o protótipo traz suspensão traseira do tipo eixo de torção e bitolas menores do que o SUV.
A novidade deverá utilizar uma derivação maior da MQB, já que a atual MQB A0 utilizada nos modelos menores da marca sofre de limitações de tamanho, já que foi pensada para compactos como o Polo. Asso, é possível que a picape estreia a base MQB Hybrid no país, que é atualizada para receber sistemas de eletrificação.
Os 500 mil T-Cross
Em 2024, o T-Cross passou por sua primeira reestilização, recebendo uma nova dianteira, interior atualizado e lanternas traseiras interligadas. Suas dimensões seguem distintas da versão europeia: no Brasil, tem 2,65 m de entre-eixos, enquanto o modelo europeu conta com 2,55 m. No último ano, o T-Cross registrou 83.976 unidades vendidas, superando o Chevrolet Tracker, que teve 69.401 emplacamentos.
No ano passado, a Volkswagen do Brasil superou a marca de 400 mil unidades vendidas, sendo o 2º maior volume dos últimos 10 anos. Os 400.379 veículos Volkswagen vendidos em 2024 representaram 55.340 unidades a mais do que em 2023.
VW T-Cross Highline 250TSI 2025
Esse crescimento foi acima do mercado: enquanto a Volkswagen cresceu 16% em vendas em 2024 no Brasil; o mercado total cresceu 14,1%. E pelo 2º ano consecutivo, o Brasil foi o 3º maior mercado em volume de vendas para a marca Volkswagen no mundo, atrás apenas da China e Alemanha.
Além do Brasil, o T-Cross também foi o SUV mais vendido da América do Sul em 2024, com 98.200 unidades. No total, a Volkswagen registrou 497 mil veículos emplacados na região, um crescimento de 13,6% em relação a 2023, enquanto o mercado avançou 6,4%. O modelo foi exportado para diversos países, incluindo Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai. Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil foi o terceiro maior mercado da Volkswagen no mundo, atrás de China e Alemanha.
Por: Thomas Tironi
24 Fevereiro