Fiat Titano 2025 vs Nova Chevrolet S10 2025: Preço bom contra bom desempenho e consumo
A Titano acabou de chegar ao mercado brasileiro, enquanto a S10 é vendida por aqui desde 1995, se tornando um símbolo desse segmento.
Mas qual delas é melhor?
A Fiat aposta em seu produto para incomodar as picapes mais tradicionais, colocando o preço mais baixo como principal atrativo.
Do outro lado, a tradição da Chevrolet ganhou o reforço das novidades apresentadas para sua picape.
Confira qual delas levou a melhor!
Uma picape média por R$ 220 mil
A faixa de preço da nova Titano 2025 é bem chamativa nesse segmento, sendo mais barata até mesmo que as versões chassi ou cabine simples de suas concorrentes.
A versão de entrada Endurance começa em menos de R$ 220 mil, a intermediária Volcano sai por quase R$ 240 mil e a topo de linha Ranch encosta nos R$ 260 mil.
Ou seja, uma diferença de exatos R$ 20 mil entre cada configuração.
Todas usam o mesmo motor 2.2 turbodiesel de 180 cv e tração 4×4, sendo que a única diferença é a opção de câmbio manual ou automático.
Preços da nova Titano 2025:
- Titano Endurance 2.2 MT 4×4 – R$ 219.990
- Titano Volcano 2.2 AT 4×4 – R$ 239.990
- Titano Ranch 2.2 AT 4×4 – R$ 259.990
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A S10 continua sendo uma das picapes mais tradicionais do segmento, mas seu visual estava um pouco cansado diante da concorrência. Mas tudo mudou quando a Chevrolet apresentou a maior reestilização dessa geração.
Na linha 2025, a marca já informou os preços de três versões, todas com cabine dupla e motor 2.8 turbodiesel com 207 cv e 52 kgfm, além do novo câmbio automático de 8 marchas.
A gama começa com a opção Z71, que sai por pouco mais de R$ 281 mil, passa pela LTZ por quase R$ 293 mil e termina na topo de linha High Country, que custa quase R$ 303 mil. Os mais atentos vão perceber que a marca não alterou os preços em relação ao modelo anterior.
Isso significa que a S10 perdeu as configurações LT e Midnight, que eram opções intermediárias, enquanto a mais barata LS será lançada posteriormente com a nova nomenclatura WT. A expectativa é que a marca também coloque no mercado a versão cabine simples em breve.
Confira o valor de cada versão da S10 2025:
- S10 Z71 CD 2.8 4×4 AT – R$ 281.190
- S10 LTZ CD 2.8 4×4 AT – R$ 292.800
- S10 High Country CD 2.8 4×4 AT – R$ 302.900
VENCEDOR: Titano.
Cada uma no seu quadrado
Os preços são bem diferentes entre as duas picapes, pelo menos nesse primeiro momento quando a S10 2025 ainda tem poucas versões. Com isso, fica mais difícil fazer uma comparação justa entre as versões das rivais.
Olhando para a S10 anterior, que ainda terá muitas unidades nas concessionárias, o único embate possível aqui seria entre a Titano Ranch (R$ 259.990) e a S10 LT (R$ 268.060, mas com possíveis descontos que reduziriam bastante esse valor).
O modelo da Fiat é o único com câmera 360º, faróis de LED, sensores dianteiros, alerta de mudança de faixa, A/C dual zone com saída traseira, volante com ajuste de profundidade, retrovisores rebatíveis eletricamente com aquecimento, sensor de chuva, bancos em couro com ajustes elétricos, chave presencial e GPS.
Já a S10 oferece apenas lanterna de neblina, além de equipamentos em comum nas duas, como seis airbags, câmera de ré, alerta de pressão dos pneus, sensores traseiros, piloto automático, central multimídia e rodas aro 18.
Se olharmos para as versões mais caras de algumas rivais, como Hilux e Ranger, a Titano fica devendo algumas coisas. A Fiat sabe disso, mas essa seria a única alternativa para conseguir preços mais baixos.
Falando sobre a novidade da Chevrolet, todas as versões tem um painel bem mais chamativo, com a multimídia de 11 polegadas e o painel digital de 8 polegadas, sem contar com os seis airbags, faróis full LED, chave presencial e rodas aro 18.
Subindo para a versão intermediária LTZ, a picape ganha ar digital, banco com ajustes elétricos (motorista), carregador por indução, partida remota e mais itens de segurança, como alerta de colisão frontal e alerta de saída de faixa.
Finalmente, a opção mais cara High Country fecha a gama com visual exclusivo, alerta de tráfego cruzado traseiro e alerta de ponto cego. Infelizmente, a Chevrolet ainda não divulgou a lista completa dos itens de cada versão.
De qualquer forma, o custo-benefício da Titano nesse quesito é bem melhor.
VENCEDOR: Titano.
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A S10 anda mais e bebe menos
As duas picapes usam o mesmo motor em todas as versões, tendo como diferencial apenas o câmbio. No caso da Titano, ela vem com o propulsor 2.2 turbodiesel de 180 cv, com 37,7 kgfm na versão manual de seis marchas e 40,8 kgfm quando equipada com a transmissão automática de seis velocidades.
O desempenho é mais fraco que diversas rivais, algo esperado pelo peso maior e potência menor. O modelo da Fiat chega aos 100 km/h entre 12,4 segundos (AT) e 14,7 segundos (MT), sempre com a máxima de 175 km/h.
Já a S10 usa o motor 2.8 turbodiesel de 207 cv e 52 kgfm, sempre com o novo câmbio automático de seis marchas. Segundo a marca, ela leva 9,4 segundos até os 100 km/h e tem velocidade máxima próxima de 180 km/h.
Apesar do desempenho inferior, a Titano é melhor no consumo urbano. Sua versão manual chega aos 9,6 km/l, acima da S10, que ainda não tem versões com essa transmissão. Na estrada, porém, a mais econômica é a S10 automática, que chega aos 11,4 km/l.
Ou seja, a S10 tem o melhor desempenho e é mais econômica em viagens, enquanto a Titano só ganha no consumo urbano. Ponto para a Chevrolet.
Consumo | Titano MT | Titano Volcano AT | Titano Ranch AT | S10 2.8 AT |
Cidade – diesel | 9,6 | 8,6 | 8,5 | 9,5 |
Estrada – diesel | 9,6 | 9,3 | 9,2 | 11,4 |
VENCEDOR: S10.
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Mais espaço dentro ou na caçamba?
Quando falamos sobre espaço interno, as medidas podem gerar uma impressão errada. A Titano é 3 cm menor que a S10 (5,33 x 5,36), mas ela é maior na largura (1,96 x 1,87), na altura (1,85 x 1,78) e tem importantes 9 cm extras no entre-eixos (3,18 x 3,09).
O curioso é que isso não aparece no interior, onde a S10 parece levar seus ocupantes traseiros com um pouco mais de espaço para as pernas. Por outro lado, os joelhos vão mais dobrados, não existe uma saída traseira de ar-condicionado e nem o apoio de braço central.
Na caçamba, a Titano comporta de 1.109 a 1.314 litros (o protetor diminui o espaço) e carrega 1.020 kg, enquanto a S10 leva 1.061 litros e 1.134 kg. O reboque máximo nas duas é de 3,5 toneladas.
Outra comparação importante é a capacidade de enfrentar obstáculos, onde a Titano é melhor. As duas tem ângulo de entrada de 29º, mas o ângulo de saída da Fiat é de 27º, enquanto a Chevrolet é de apenas 16,1º. Além disso, a altura mínima do solo da Titano é maior (235 mm contra 228 mm).
VENCEDOR: Empate.
TItano Volcano FIAT SIM Valinhos (5)
A Fiat cobra caro nas revisões
Apesar de termos planos de manutenção bem parecidos entre essas picapes, com paradas a cada 10.000 km ou 12 meses, a garantia da Titano é de 5 anos, enquanto a S10 oferece apenas 3 anos. Uma vantagem importante para o modelo da Fiat.
O problema é que os valores das revisões acabam sendo bem maiores no lado italiano dessa disputa, totalizando mais de R$ 11,2 mil até os 60.000 km. Enquanto isso, a Chevrolet cobra menos em quase todas as paradas, chegando a R$ 9,8 mil no mesmo período.
Vale lembrar que os valores abaixo ainda são da tabela anterior à reestilização da picape da Chevrolet, mas os novos preços não devem sofrer grandes alterações.
Revisões | Titano | S10 |
10.000 km | R$ 1.835,00 | R$ 836,00 |
20.000 km | R$ 1.802,00 | R$ 1.760,00 |
30.000 km | R$ 1.529,00 | R$ 1.840,00 |
40.000 km | R$ 2.161,00 | R$ 1.788,00 |
50.000 km | R$ 2.075,00 | R$ 1.268,00 |
60.000 km | R$ 1.802,00 | R$ 2.360,00 |
TOTAL | R$ 11.204,00 | R$ 9.852,00 |
VENCEDOR: S10.
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Dá para alcançar a S10 nas vendas?
Sem um vencedor no quesito vendas, visto que a Titano acabou de ser lançada, aqui podemos apenas especular a posição que essa novidade vai ocupar em seu segmento.
A Fiat já divulgou que espera vender cerca de 12 mil unidades por ano, com a versão mais cara Ranch sendo a mais procurada (50%), seguida pela intermediária Volcano (30%) e pela opção de entrada Endurance (20%).
Se isso realmente acontecer, a Titano vai brigar com a L200 pela quarta posição entre as picapes desse porte. Em 2023, o modelo da Mitsubishi teve pouco mais de 12.600 emplacamentos.
Ou seja, isso deixaria a mais nova integrante da turma bem longe das mais vendidas. No ano passado, a líder Hilux fechou com 46.200 unidades, seguida pela S10 (quase 26 mil unidades) e pela Ranger (cerca de 20.400 emplacamentos).
Parece pouco para uma picape que já chegou sendo mais barata, e que ainda terá alguns incentivos da marca nas vendas diretas.
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Conclusão
Ao final deste comparativo, tivemos um empate entre as duas picapes.
A Titano foi a melhor nos preços, como era esperado, e também no nível de equipamentos, aproveitando seu ótimo custo-benefício.
Já a picape da Chevrolet saiu vencedora na motorização, sendo melhor em desempenho e consumo, e também nas revisões, onde ela é bem mais barata que sua rival até os 60.000 km. O único empate veio no espaço interno.
É bom destacar que, caso tivéssemos considerado as vendas, muito provavelmente a S10 teria levado a melhor nessa disputa. Mas é claro que apenas o tempo dirá qual será a preferida dos brasileiros.
Fichas técnicas
Titano |
S10 |
|
Preço | R$ 219.990 a R$ 259.990 | R$ 281.190 a R$ 302.900 |
Motor | 2.2 diesel | 2.8 diesel |
Potência e torque | 180 cv e 37,7 kgfm (MT) | 207 cv e 52 kgfm (AT) |
180 cv e 40,8 kgfm (AT) | ||
Câmbio | MT ou AT | AT |
Aceleração e velocidade máxima | MT – 14,7s e 175 km/h | AT – 9,4s e 180 km/h |
AT – 12,4s e 175 km/h | ||
Consumo cidade | MT – 9,6 km/l | AT – 9,5 km/l |
Volcano – 8,6 km/l | ||
Ranch – 8,5 km/l | ||
Consumo estrada | MT – 9,6 km/l | AT – 11,4 km/l |
Volcano – 9,3 km/l | ||
Ranch – 9,2 km/l | ||
Rodas e pneus | 265/65 R17 ou 265/60 R18 | 265/60 R18 |
Medidas | comprimento, 5,33 m; altura, 1,85 m; largura, 1,96 m; entre-eixos, 3,18 m | comprimento, 5,36 m; altura, 1,78 m; largura, 1,87 m; entre-eixos, 3,09 m |
Tanque | 80 litros | 76 litros |
Caçamba | 1.109 a 1.314 litros | 1.061 litros |
Peso | 2.039 a 2.150 kg | n/d |
Créditos: Noticias automotivas